top of page
  • Foto do escritorQuero Ensino

Diferenças entre Formação, Treinamento, Curso e Certificação e também entre Certificado e Diploma

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Antes de falarmos sobre quais as diferenças entre Formação, Treinamento, Curso e Certificação, e também sobre Certificado e Diploma, se faz importante diferenciarmos as modalidades de educação.


A Constituição Federal define que a Educação é direito de todos e deve ser incentivada pela sociedade. O Artigo 206 prevê que o ensino deve ter como base “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.


Uma das formas de se desenvolver pesquisa e ensino é a Educação Profissional, que é uma modalidade de educação não-formal, cuja duração é variável em função dos objetivos de aprendizado. O objetivo da Educação Profissional é proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o mundo do trabalho.


Como são classificadas as Formações, Treinamentos, Cursos abertos e Certificações?


As Formações, Cursos abertos, Treinamentos e Certificações presenciais, online ou híbridos enquadram-se pelo Ministério da Educação como Cursos Livres, uma das modalidades de Educação Profissional que faz parte das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, definida na Lei nº 9.394/96.


Os Cursos Livres não necessitam de prévia autorização para funcionamento, nem de posterior reconhecimento do Conselho competente. Os Cursos Livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154 de 23 de julho de 2004, não são passíveis de regulação por parte do MEC e não exigem a definição de carga horária mínima ou de currículo padronizado. Esse tipo de formação é destinado a desenvolver competências que atendam ao mercado de trabalho.


Qual a diferença entre Certificação, Curso e Formação?


Como visto do tópico anterior, as Certificações, Cursos e Formações classificam-se como Cursos Livres, uma das modalidades de Educação Profissional que faz parte das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e que não é regulamentada pelo MEC, cabendo ao profissional que a oferece instituir carga horária, conteúdo e duração.


A diferença entre Curso, Formação e Certificação é que esta é geralmente oferecida por empresa com reputação de notório conhecimento e prática no tema, transformando-se num diferencial para o mercado.


Qual a diferença entre Certificado e Diploma?


No Brasil, o termo Diploma é destinado a cursos de Graduação, Pós-graduação lato sensu, Mestrado e Doutorado. O diploma é, portanto, um documento reconhecido pelo Ministério da Educação previsto no Artigo 48. da Lei nº 9.394.


Por exemplo, a Pós-graduação Gestão de Pessoas e Recursos Humanos 720h, da Quero Ensino, uma empresa da Rheis Consulting, emite Diploma com registro no MEC por Universidades parceiras e devidamente registradas no Ministério da Educação.


Já o Certificado também é um documento muito importante que traz a comprovação de que o aluno participou de determinado programa educacional, trazendo o título da formação, carga horária, data de realização e assinatura da instituição de ensino, profissional qualificado ou empresa.


Diferentemente do Diploma, o Certificado prescinde de regulamentação do MEC e reconhecimento de um órgão específico. Contudo, o aluno antes de se matricular em algum curso, formação ou certificação deve prestar atenção em quem está oferecendo, pois o valor desse documento é proporcional à experiência e à credibilidade da empresa que está ministrando o programa.



 

Fontes:

RHEIS Consulting: https://www.rheis.com.br/

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page